resumo sobre taninos
Conforme o tempo passava, foi descobrindo que o tanino é um extrato de plantas cuja forma um material que não apodrece facilmente, e é encontrado em quase todas as formas de plantas, sendo que algumas têm a concentração maior ou menor.
Durante esse processo artesanal, os processos de curtimento eram lentos. Em alguns casos era necessária um espera de meses. Em 1730, o problema do tempo entrou em pauta das pesquisas, descobrindo que as soluções de extratos tânicos aceleravam o processo de curtimento. A técnica foi dominada 100 anos após, com a implantação da indústria do tanino em 1870. Coube aos irmãos Durio a descoberta do método de curtimento que reduziu para um ou dois dias todas as tarefas de preparo de peles.
No ano de 191, é anunciada a síntese do primeiro tanino conhecido como penta-digaloil-beta-glicose.
A partir daí o homem não para mais de descobrir e incrementar maneiras e artigos que envolvem o couro,sendo difícil de imaginar a nossa vida sem a utilização deste.
FUNDAMENTAÇÃO
Taninos vegetais são produtos naturais presentes em varias parte de plantas como casca, madeira, frutos. De onde são retirados através de extração com água. Os seus constituintes químicos mais características são os fenóis, que contem grupos de hidroxilas (OH-), fracamente acido, ligados diretamente a um anel benzênico. Podem ser definir taninos como polifenois de alto peso molecular, variando entre 500 a 3000.
Ação curtente depende de seu peso molecular e do numero de