Resumo Sobre Sistema Nervoso
Sistema nervoso Central é formado por dois sistemas integrados: o Sistema nervoso Central e o Sistema Endócrino.
Sua formação ocorre quando o tubo neural sofre dilatações em sua ponta, no total de 3, formando o proencéfalo( cérebro e afins), rombencéfalo(medula(ponte)) e a outra área que não sofre modificação.
O tronco encefálico(ligação entre o encéfalo e a medula espinhal) é formado pelo mesencéfalo+cerebelo+bulbo+ponte.
O Sistema Nervoso Central é composto do cerebelo e medula espinhal raquidiana.
A área externa do cerebelo é o córtex cerebral, chamado de massa cinzenta, por ser composto principalmente por corpos de neurônios. A área interna do cérebro é chamada massa branca, por conter os axônios e dendritos envolvidos pela bainha de mielina.
Bainha de mielina: criada pelas células de schwann, quando as mesmas se envolvem diversas vezes seguidas no axônio, formando uma proteção ao redor do mesmo. No sistema nervoso central o papel de formar a bainha de mielina é dos oligodendrócitos. Essa bainha serve como isolante elétrico, permitindo a passagem dos impulsos somente em áreas descobertas, que recebem o nome de nodo de Ranvier. Isso otimiza o trabalho dos neurônios durante a transmissão dos impulsos. Outra diferença entre essas células é que os oligodendrócitos podem envolver mais que um axônio por vez, enquanto as células de schwann podem somente um.
Astrócitos: tipo de células da glia responsáveis pela nutrição da rede nervosa, por estar em contato direto com a rede circulatória.
Micróglias: Tipo de células da glia diferenciadas, com função de macrófago. É responsável por eliminar dejetos e detritos.
Corpo caloso: é a estrutura através da qual passa a ligação dos dois hemisférios do cerebelo.
Tálamo: área de convergência dos impulsos que chegam ao encéfalo, direcionando-os ao córtex, onde ocorrerá o processamento, e sua saída em direção à medula espinhal, de onde serão retransmitidos ao resto do corpo.
Hipotálamo: Área de