Resumo sobre organização de computadores
Principais modos de endereçamento de memória
Imediato: O campo operando contém o dado, desta forma o dado é transferido da memória juntamente com a instrução.
Vantagem: Rapidez na execução da instrução, pois não requer acesso à memória principal, apenas na busca da própria instrução.
Desvantagem: Limitação do tamanho do campo operando das instruções reduzindo o valor máximo do dado a ser manipulado. Trabalho excessivo para alteração de valores quando o programa é executado repetidamente e o conteúdo das variáveis são diferentes em cada execução.
Direto: O campo operando da instrução contém o endereço onde se localiza o dado.
Vantagem: Flexibilidade no acesso a variáveis de valor diferente em cada execução do programa.
Indireto: O campo operando contém o endereço de uma célula, sendo o valor contido nesta célula o endereço do dado desejado.
Vantagem: Usar como “ponteiro”. Elimina o problema do modo direto de limitação do valor do endereço do dado. Manuseio de vetores (quando o modo indexado não está disponível).
Desvantagem: Muitos acessos à memória principal para execução. Requer ao menos 2 acessos à memória principal.
Por registrador: característica semelhante aos modos direto e indireto, exceto que a célula (ou palavra) de memória referenciada na instrução é substituída por um dos registradores da UCP. O endereço mencionado na instrução passa a ser o de um dos registradores.
Vantagem: Menor quantidade de bits para endereçar os registradores, por consequência, redução da instrução. E o dado pode ser armazenado em um meio mais rápido (registrador).
Desvantagem: Devido ao número reduzido de registradores existentes na UCP causa uma dificuldade em se definir quais dados serão armazenados nos registradores e quais permanecerão na UCP.
Indexado: consiste em que o endereço do dado seja a soma do valor do campo operando (que é fixo para todos os elementos de um dado vetor) e um valor