Resumo Sobre Max Weber
RHAMON MALHEIRO
MAX WEBER
Guanambi
2014
COLÉGIO MODELO LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
RHAMON MALHEIRO
MAX WEBER
Trabalho apresentado 1º ano E matutino do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, como atividade avaliativa parcial da disciplina de Sociologia proposta pela professora Nice.
Guanambi
2014
INTRODUÇÃO
Karl Emil Maximilian Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão, nascido em 21 de abril de 1864, em Efurt. Weber é considerado um dos fundadores da sociologia, e juntamente com Durkheim e Marx, faz parte dos clássicos da sociologia. Irmão do também sociólogo e economista Alfred Weber.
Weber é considerado se um dos principais fundadores do estudo moderno da sociologia, porém, é possível sentir sua influência na economia, no direito, na política, na administração e na filosofia. Trabalhou na Universidade Humboldt de Berlim, na Universidade de Freiburg, Universidade de Heidelberg, Universidade de Viena e Universidade de Munique.
Sua obra mais famosa é A ética protestante e o espírito do capitalismo, e com essa obra começou a expor suas reflexões sobre a sociologia da religião. Muito foi apresentado por Weber a respeito da sociologia, e parte dos seus pensamentos serão apresentados aqui.
OBJETIVIDADE DO CONHECIMENTO
Em “A ‘objetividade’ do conhecimento social e na ciência política”, Max Weber quis analisar as orientações gerais do “Arquivo para Ciência Social e Politica Social”, revista dirigida por Weber. Nessa revista, Weber trouxe ao mundo várias questões fundamentais para a prática cientifica.
Weber faz uma distinção de juízo de valor e a realidade empírica. De acordo com Weber, é preciso afastar os juízos de valor da análise da vida social, a consciência valorativa não pode conduzir a investigação científica, pois os juízos de valor são interpretações da realidade, que não tem muita objetividade, porque o saber, a consciência cientifica