resumo sobre Max Weber
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Max Weber, entre suas inúmeras obras, destacou o elemento da religião em, no mínimo, três delas, sempre permeada pela questão da ética econômica. São elas: “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904/1905); “A ética econômica das religiões universais” (1915) e “Economia e Sociedade” (1922).
Em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” ele relacionou o capitalismo com a religião. O contexto dessa obra e um contexto de revolução, tanto no sentido literal, de guerra, pensamento sobre o individuo e a sociedade. Weber declara preferencia educacional dos católicos por uma formação humanista, enquanto os protestantes preferiam formação técnica. Ao mesmo tempo, mostrou as diferenças profissionais entre ambos os segmentos. Weber rejeita a explicação (superficial e aparente) de que a espiritualidade católica, fundada no ascetismo, predisporia o indivíduo para o estranhamento do mundo e, desta forma, para a indiferença para com os bens deste mundo; enquanto os protestantes seriam materialistas.
Weber aponta, entre outras coisas, para a influência do comportamento religioso sobre a ética e a economia que, de certa forma, refletem na política e na educação de uma sociedade. Portanto, os fundamentos que contribuíram para formar o que Weber chamou de “o espírito do capitalismo” é encontrado em determinadas camadas protestantes, com características peculiares, que revelam motivações psicológicas originadas nas crenças e práticas religiosas. Weber concentrou se nas religiões ditas como mundiais para ele a religião influenciaria na forma de se governar um Estado, acreditava também que os movimentos religiosos podiam produzir grandes transformações sócias. O homem para Weber estaria