Resumo Sobre Teoria Da Burocracia De Max Weber Prof Klenea 13 10

656 palavras 3 páginas
Resumo sobre Teoria da Burocracia de Max Weber

Artur Reis Silva

A Teoria da Burocracia surgiu em 1940 em função de preencher os seguintes aspectos:

As contradições entre Teoria Clássica e a Teoria das relações humanas pois, ambas mostravam pontos extremistas más não conseguiam explicar o sistema como um todo. A necessidade de um modelo organizacional capaz de analisar todas as variáveis uma espécie de extensão da da TRH. Um sistema capaz de trabalhar encima do grande crescimento das grandes empresas que já trabalhavam com milhares de homens. O ressurgimento da Sociologia Burocrática que apartir de Max Weber propõe o modelo de organização que foi aplicado no sistema organizacional de empresas.

A origem da Burocracia é uma forma de organização humana baseada na racionalidade na adequação de meios pretendidos. De acordo com Weber a sociedade foi distinguida em três passos: A sociedade tradicional que possuía as mesmas características parciais e patrimonialistas como a família.

A sociedade carismática com características místicas arbitrárias como os grupos revolucionários.

Sociedade legal, racional, ou burocrática onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha de meios dons e fins.

Para Weber autoridade significa probabilidade de que um comando seja obedecido, a representativa do poder institucionalizado e oficializado. Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro da empresa, portanto poder é a imposição de arbítrio de uma pessoa sobre outras. Poder é autoridade e ela é legitima quando é aceita. E se essa autoridade proporciona poder esse poder proporciona domínio ou seja, vontade manifesta do dominador em influencia a conduta dos outros. E justo essa dominação quando exercida sobre um vasto número de pessoas necessita de um pessoal administrativo para executar e servir como em um governo. Na autoridade tradicional quando os subordinados aceitam ordens com

Relacionados