indices de liquidez
São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, constituem uma apreciação sobre a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.
Para as análises a seguir sempre consideramos:
a. Cálculo;
b. Interpretação;
c. Conceito.
1.1 Capacidade de pagamento a curto prazo
1.1.1 Índice de Liquidez Corrente (ou Liquidez Comum) – (LC) Mostra a capacidade de pagamento da empresa a curto prazo, por meio da fórmula:
Ativo Circulante
Passivo Circulante
Devemos considerar outros aspectos implícitos no índice a ser calculado. O AC é constituído basicamente de estoque, tornando mais lenta a conversão do AC em dinheiro, o que poderá trazer problemas de ordem financeira para a empresa a curto prazo.Também devemos ponderar sobre o ramo de atividade e as peculiaridades do negócio da empresa.
É importante realçar, nesse momento, alguns aspectos relativos à liquidez corrente:
2. É que o índice não revela a qualidade dos itens no Ativo Circulante;
3. É que o índice não revela a sincronização entre recebimento e pagamentos, ou seja, por meio dele não identificamos se os recebimentos ocorrerão em tempo para pagar as dívidas vincendas;
4. Como um aspecto que contribui para o rendimento da Liquidez Corrente, no sentido de elevá-la, é o estoque estar avaliado a custo histórico.
1.1.2 Índice de Liquidez Seca – (LS) Com esse índice, observamos que, se a empresa sofresse um total paralisação de suas vendas, ou se seu estoque se tornasse obsoleto, quais seriam as chances de pagar suas dividas com disponível e duplicatas a receber. Esse índice exclui o Estoque, por meio da fórmula:
Ativo Circulante – Estoque
Passivo Circulante
Nem sempre em índice de Liquidez seca baixo é sintoma de situação financeira apertada. Esse índice, assim como os demais, deve ser analisado no conjunto com outros índices; um