Resumo sobre Le Corbusier
Le Corbusier, foi um arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. É considerado um dos mais importantes arquitectos doséculo XX. Conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.2
Formação
A importância de Le Corbusier advém, em grande parte, do seu enorme poder de síntese. De todas as influências, captou aquilo que considerava essencial e intemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega, como da Acrópole de Atenas.
Obra
Unidade de habitação em Berlim
Le Corbusier lançou em seu livro as bases do movimento moderno de características funcionalistas. Sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para o que mais tarde seria chamado de international style ou estilo internacional, que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Marcel Breuer.
A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planejamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das teorias arquitetônicas de Le Corbusier foram adaptados pelos construtores de apartamentos nos Estados Unidos.
Os cinco pontos da nova arquitetura
Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye":
1. Construção sobre pilotis.
2. Terraço-jardim.
3. Planta livre da estrutura
4. Fachada livre da estrutura
5. Janela em fita
Entre seus projetos mais famosos se encontram:
Unidades de Habitação - a primeira construída (em Marselha) abriu caminho para a realização de mais três na França e uma na Alemanha Oriental. Estabeleceu a