Por uma Arquitetura - Le Corbusier Resumo
Aluno: Fellipe Figueiredo Nunes Cardoso
Arquitetura e Urbanismo
09/06/2014
O livro é um conjunto de ideias do Le Corbusier sobre como deveria ser a arquitetura para melhorar as condições de vida do ser humano. No primeiro capítulo ele reflete sobre a relação do engenheiro e do arquiteto, e nos capítulos seguintes ele dá conselhos para criar uma boa arquitetura.
Le Corbusier explica a evolução da arquitetura e a maneira em que ela se vincula com a revolução industrial. Analisa como os engenheiros conseguem chegar a uma harmonia na construção inspirados nas matemáticas, por outro lado, ele acredita que a inspiração dos arquitetos é baseada no espirito, ordenando a forma para obter um resultado belo. Para ele, os arquitetos são os criadores de sensações e de sentimentos que o espectador recebe e que permitem que ele perceba a beleza do projeto.
O autor dedica um capítulo inteiro aos ''três lembretes'' que são essenciais para a criação de um projeto. O volume, a superfície e o plano. Para um arquiteto é indispensável o uso desses três aspectos na arquitetura, sem eles, criar um projeto seria muito vago. O volume e a superfície são elementos pelos quais a arquitetura toma vida, É materializada, e isto é ordenado de uma forma lógica por meio de um plano. Essa é a relação que existe entre esses pontos.
No livro também são analisados artefatos que apareceram no decorrer do tempo (durante a revolução industrial) de acordo com as necessidades humanas, mostrando assim como o homem está sempre buscando uma solução aos problemas, foi desse jeito que surgiu a ''escala humana'' para as distintas funções da arquitetura. Ele também dedica um capítulo inteiro à cidade de Roma, por ser uma grande inspiração. Le Corbusier nos mostra que o modernismo é criado de dentro para fora, pois o espaço formado por muros obtêm uma qualidade espacial, deixando que a luz e a sombra se encarreguem de transmitir a