Manifestações
Introdução
Uma serie de transformações estão acontecendo atualmente. Na sua maioria, jovens estudantes, juntando-se por meio de redes sociais, em grandes manifestações espalhadas por diversas cidades do Brasil. Principalmente em capitais.
As manifestações tiveram como estopim aumento do preço do transporte público. Porém novas causas foram incorporadas, como a falta de investimento em educação, saúde, reforma política, altos impostos. Os movimentos foram inicialmente organizado pelo grupo paulista ''Passe Livre'', que a 4 anos, existe, e já reivindicarão diversas vezes pelo aumento de preço, levando em conta o reajuste, onde chegaram a parar grandes avenidas, como a da de Florianópolis-SC,alcançando o objetivo.
Os protestos surgiram efeito: o preço da passagem foi congelado, em muitas cidades, e a presidente já anunciou 5 pactos nacionais para atender reivindicações das manifestações.
BH: Manifestantes agem com agressividade em protestos
A tarde desta quarta-feira, dia 26, foi marcada por uma manifestação perto do estádio do Mineirão, em BH. Enquanto a Seleção Brasileira enfrentava o Uruguai pela Copa das Confederações, pelo menos 50 mil pessoas, segundo a polícia militar, protestavam contra a FIFA e o alto custo das obras realizados nos estádios que vão sediar a Copa do Mundo. Além de educação e saúde.
Dez estudantes encontraram uma forma diferente de protestar e chamar a atenção das autoridades para a melhoria dos serviços públicos. O grupo fez rapel em uma passarela em Antônio Carlos no anel rodoviário.
Opinião dos manifestantes:
‘’ A gente ta vindo em nome dos nossos diretos, pela passagem, com mais saúde, escola, pra melhor educação, melhor Brasil.’’
‘’ Com certeza precisa continuar o movimento, conseguimos muitas coisas de anos e anos, que a inércia brasileira ta em Brasília. Pelas manifestações, várias decisões foram tomadas, então, o Brasil ta começando a avançar.’’ ‘’ O monto é de crescimento da população. Eu acho tudo