RESUMO SOBRE Ideologia politica globaliza o cidadania e democracia
A Política está presente em todos os setores da vida, como atividade decorrente da relação que os homens estabelecem na vida social e conseqüentemente, a partir da disputa de poder.
Durante toda a história, o homem foi buscando mecanismo para vencer nessa disputa de poder. Há um tempo atrás homens brigavam com espadas e um bom escudo e quem vencesse defendia sua vontade sua vontade. Um pouco mais tarde, presenciamos homens contratando soldados, guerreiros, pistoleiros, capangas, matadores profissionais para defender seus interesses através da força bruta.
Hoje em dia, embora exista uso da violência concreta para a disputa de poder nas relações humanas, há um modo mais pratico e mais disfarçado de dominar as pessoas, criou-se uma nova arma – a ideologia.
O QUE IDEOLOGIA?
1ª - Ideologia é um conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum aspecto da realidade. É uma organização sistemática de conhecimentos destinados a orientar e subsidiar ações.
Demonstramos ao escolhermos um grupo de amigos, ao escolhermos um trabalho, ao assumirmos uma preferência, ao decidirmos a profissão ou definirmos o que é certo ou errado.
2ª - Ideologia é o conjunto de idéias e concepções sem fundamento, simples discussão de idéias sem correspondência com a realidade e situada apenas na dimensão abstrata.
Aqui assume uma caracterização pejorativa. O individuo ao ter uma ideologia está apenas projetando idéias que não são possíveis de serem concretizados e efetivados.
3ª - Ideologia é o conjunto de idéias e normas de ação que movem uma sociedade, decorrentes da divisão de classes.
É preciso total consciência política para perceber a ideologia dominante que comanda e controla a sociedade.
Foi Marx quem começou a fazer uso político da ideologia quando escreveu com Engels a Ideologia Alemã. Nessa obra, eles mostram como, em todo a sociedade, dividida em classe, aquela que domina as demais faz tudo para não perder essa condição, usando até a violência.
A ideologia domina