Empreendedorismo
NOVAS AÇÕES NO ENFRENTAMENTO DAS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO
SOCIAL – LIMITES E POSSIBILIDADES
AUTOR: Edson Marques Oliveira, docente da Unioeste, campus de Toledo-PR e doutorando em
Serviço Social na Unesp, campus de Franca-SP - emo37@bol.com.br
RESUMO
O presente artigo, é resultado preliminar da pesquisa de doutoramento em Serviço Social, na UnespFranca-SP, tendo como objeto, o empreendedorismo social, partindo da hipótese que o mesmo, se apresenta como uma alternativa emergente de desenvolvimento humano e de emancipação social frente às ações de combate á pobreza, expressão mais nítida das múltiplas dimensões da questão social. Como escopo, propomos uma reflexão frente aos inúmeros impactos da atual globalização.
Destacamos o surgimento de um novo tipo de pobreza. A pobreza perceptiva, que é gerada pela mídia e informação em massa, produzindo um grau de alienação que impede a transformação social junto aos espaços e das questões públicas e coletivas. Surgem várias alternativas p enfrentar as ara dimensões da nova pobreza globalizada, entre elas o empreendedorismo social. Mas o mesmo apresenta limitações, nas dimensões política e formal. Estas limitações precisam ser superadas.
Propomos o Empreendedorismo Social Solidário, como uma perspectiva crítica, criativa e integradora. Cremos que tais elementos devem ser considerados quanto ao processo de cooperação internacional, principalmente considerando que estes fatores são problemas universais e que afetam as relações comerciais e de gestão de empresas.
ÁREA TEMÁTICA: Fatores e aspectos de acordos de cooperação Brasil-França: políticas financeiras, de recursos humano, de transferência de tecnologia.
PALAVRAS-CHAVE: Questão social, pobreza, emancipação social, desenvolvimento humano, empreendedorismo social, gestão de recursos humanos.
GLOBALIZAÇÃO, POBREZA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: O EMERGIR DE
NOVAS AÇÕES NO ENFRENTAMENTO DAS NOVAS EXPRESSÕES DA