Resumo sobre Hipnose
A hipnose é um método de tratamento de distúrbios psicológicos que consiste em induzir a consciência, onde o indivíduo concentra sua atenção no hipnotizador mesmo em um estado profundo.
Durante esse processo de hipnose, centra a capacidade do indivíduo a desconectar a sua consciência da realidade exterior e seguir sugestões do hipnotizador, que é responsável por criar condições adequadas para que o indivíduo seja hipnotizado.
Para que esse método seja eficaz, o indivíduo tem que estar disposto a aceitar as sugestões do hipnotizador para ter o controle da sua consciência e comportamento.
O estado hipnótico não é uma espécie de sono, o indivíduo fica apenas em um estado profundo de relaxamento, que há diversas maneiras para esta condição de estado alterado da consciência. Entre eles consiste em fixar e focar a atenção e pensamentos em objeto, enquanto o hipnotizador leva o indivíduo à esse profundo relaxamento. Esse mesmo estado pode ser induzido também pelo método hipnótico hiperalerta, que é um estado de tensão aumentado.
Algumas características alteradas do transe hipnótico:
Ausência de iniciativa: o hipnotizador que sugere a atividade ao indivíduo;
Atenção torna-se mais seletiva: é focalizado apenas no hipnotizador;
A fantasia é despertada: o indivíduo desfruta de experiências no tempo e no espaço, sendo que a realidade se reduz e a mesma também é facilmente distorcida;
Amnésia pós-hipnótica: o indivíduo “esquece” quase tudo que acontece durante o transe hipnótico, mas caso haja um sinal determinado pelo hipnotizador, as lembranças serão retardadas;
Quanto maior a condição maior a possibilidade do indivíduo desenvolvedor fenômenos hipnóticos sugeridos pelo hipnotizador, dentre os quais são:
a) Controle ou realização de movimentos (gestos) específicos simples, antes ou após o transe hipnótico: as pessoas que retornam do transe hipnótico podem responder com um movimento ou sinal pré-estabelecido pelo hipnotizador (enquanto estava hipnotizado).