Medicina
O cérebro é que controla ciclicamente os ovários, que respondem produzindo hormônios que, por sua vez, agem no útero e outros órgãos. Existe, portanto, um eixo: cérebro, ovários e útero, que de uma forma harmônica coordenam os ciclos menstruais.
A menstruação é composta de sangue junto com a descamação do tecido que envolve a cavidade do útero, que se desprende uma vez que não ocorreu a fertilização do óvulo. Consideramos uma menstruação normal com os seguintes parâmetros: duração entre dois a sete dias, intervalo a cada 21 a 35 dias (nas adolescentes até 45 dias), um volume aproximado de até 80 ml por ciclo, não mais que um absorvente grande por hora ou tampão a cada duas horas.
Podem ocorrer falhas consideradas normais de até 90 dias depois dos ciclos regulares, sem que haja gestação. Qualquer alteração para mais ou para menos na quantidade e/ou intervalo deve ser investigada quando persistir por mais de dois ciclos consecutivos.
Qualquer alteração para mais ou para menos na quantidade e/ou intervalo deve ser investigada quando persistir por mais de dois ciclos consecutivos. O útero é um órgão muscular, muito irrigado, com capacidade de crescer até 1.000 vezes para