Resumo sobre Filosofia
A Filosofia está situada no nosso dia-a-dia, nas atitudes face à vida, mas na hora que nos indagam sobre a mesma, parece ser tão difícil, como se fosse algo distante e de pouco valor.
A sociedade busca explicações quanto aos valores do modo de viver, agir e conhecer, e nada mais apropriado do que a Filosofia para responder a essas indagações, justificando-as diante da própria razão.
Todo ser humano é capaz de raciocinar e refletir sobre si mesmo e sobre o mundo do qual faz parte. O pensamento busca o conhecimento e é transmitido através da linguagem. A partir do momento em que há conhecimento, há configuração de mundos, há transformação.
A palavra Filosofia significa “amizade à sabedoria”; é a constante busca e desejo pela sabedoria. O termo não tem uma definição padrão, pois muitos filósofos a definiram de forma variada durante toda a sua história.
A Filosofia surgiu através da ruptura entre o mito e a razão. Ela discute de modo a criticar e de querer justificar a razão de ser das coisas, com logicidade e coerência. Ela não busca uma verdade pronta e acabada, vai na profundidade da questão, no fundo do poço, no infinito; ela não é uma coisa aleatória, é sistemática, segue uma organização e não reparte o conhecimento, estuda-o unificado.
Há muitas formas de conhecimento: mítico, filosófico, religioso, científico e senso comum. O que muda entre eles é aquilo que sustenta a sua verdade.
Conhecimento mítico Conhecimento baseado na mitologia grega. Agrega valores superiores a vários deuses: sol, chuva, lua. É o conhecimento fantasioso.
Conhecimento filosófico Conhecimento baseado na construção de valores e ideias. É coerente com o objeto estudado. Utiliza a razão para indagar sobre os problemas e separar o certo do errado.
Conhecimento religioso Conhecimento validado na fé cristã, com valor sagrado e sobrenatural. Tem Deus como o centro de todas as coisas (Teocentrismo).
Conhecimento científico Conhecimento