resumo sobre deltas e estuários
Deltas
Os deltas são acumulações costeiras subaéreas ou submarinas de sedimentos fluviais, próximos a uma desembocadura e que são remobilizados por ondas, marés e correntes. Os sistemas costeiros como: mangues; planícies de marés e barreiras arenosas estão associados aos deltas.
Pode se dizer que os deltas são formações jovens e que se configuraram após um período de subida do nível do mar. A maioria está localizada em áreas de retaguarda de arcos de ilha ou em margens passiva. Há fatores determinantes para a sua formação e evolução, tais como: o tamanho da bacia de drenagem; energia de ondas; extensão da plataforma de drenagem
Sua classificação pode ser baseada na tectônica global, ou seja, a partir de costas de colisão e afastamento
O delta seria como um canal fluvial que está associado à desembocadura das barreiras arenosas e onde camadas sedimentares de lama e areia se depositam na foz, avançando sobre a plataforma continental.
A morfologia de um delta pode ser dividida em: 1) Planicie Deltaica – com um ou mais canais; 2) Frente Deltaica – com três tipos de fluxos (Homopicnal, Hipopicnal e Hiperpicnal) e 3) Prodelta – com sedimentos mais finos e localizado além do nível de base das ondas. Obs: Nem todos os deltas terão um prodelta.
Além disso, podemos classificar o tipo de camadas encontradas em um delta: 1) Topset – camadas planas com areia e cascalho; 2) Foreset - camadas de areia e cascalho ajustados entre 10º e 25º e 3) Bottomset – sedimentos finos levemente inclinados.
Os deltas podem ter 3 tipos de fluxos dependendo da diferença de densidade entre a água ejetada e aquela da bacia receptora. 1) Homopicnal: não ocorre diferente entre a água ejetada e a da bacia. 2) Hipopicnal: quando a massa da água ejetada tem densidade menor que a da bacia receptora. 3) Hiperpicnal: quando a massa da água ejetada é mais densa que a da bacia receptora.
Os deltas podem ter diferentes tipos de