RESUMO SOBRE CÉLULAS DO SN
O tecido nervoso é um dos quatro tios básicos de tecidos do corpo, encontrando-se distribuído por todo organismo. É formado por células, os neurônios e as células glia ou neuroglia. Estas, por sua vez, são formadas pelos astrócitos protoplasmáticos e fibrosos, pelos oligodendrócitos e pelas microglias. Todas estas células agrupam-se, formando o Sistema Nervoso, que é dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) e em Sistema Nervoso Periférico (gânglios nervosos e nervos).
As neuroglia tem a função de sustenta, nutrir e proteger os neurônios e ainda mantêm a homeostase no líquido intersticial que banha os neurônios. São aproximadamente de 10 a 50 trilhões de neuroglias. O neurônio é a maior célula nervosa. Histomorfologicamente é formado um corpo celular que possui o núcleo e a maioria das organelas citoplasmáticas, os dendritos são ramificações do corpo celular com a função de captar estímulos, o axônio que é o maior prolongamento e apresenta vesículas com neurotransmissores na porção terminal, os nódulos de Ranvier que são regiões do axônio não recobertas por bainha e bainha de Mielina – células de Schwann que se enrolam no axônio com a função de isolante elétrico.
Eles são as unidades básicas do processamento da informação, sendo especializados na condução de impulsos nervosos, proporcionando a maioria das funções exclusivas do sistema nervoso. De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados em: Neurônios Multipolares quando apresentam vários dendritos e um axônio, este é o tipo mais comum; Neurônios Bipolares quando apresentam um dendrito e um axônio, localizados em pólos opostos da célula. Encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória; Neurônios Pseudo-unipolares quando apresentam apenas um prolongamento citoplasmático, que próximo ao pericário bifurca-se em axônio e