Resumo de fisiologia
Sistema Nervoso
Função: O sistema nervoso é equipado para receber, interpretar e manipular informações, e então eventualmente transformar o resultado em movimento.
Impulso Nervoso: É um sinal elétrico conduzido ao longo de um neurônio, que pode ser transmitido à um outro neurônio ou a um órgão terminal, como por exemplo um grupo de fibras musculares.
Potencial de repouso da membrana: É a diferença de potencial entre as cargas elétricas do interior de uma célula e do exterior, causada pela separação de cargas através da membrana celular. Essa diferença deve ficar em torno de -70mv
Despolarização: É a diminuição de potencial elétrico de uma membrana, ou seja, é quando o interior de um neurônio se torna menos negativo em relação ao lado externo ( LEC ).
Limiar e o “ Principio do tudo ou nada “ : É uma despolarização mínima necessária para produzir um potencial de ação nos neurônios. Ela deve ser de no mínimo entre 15 à 20mv.
Potencial de ação: É uma grande e rápida despolarização na membrana de um neurônio ou célula muscular que é conduzida por toda a célula. Dura aproximadamente 1ms e a alturas do potencial de repouso da membrana de -70mv para +30mv. E retorna rapidamente na sequencia ao seu valor de repouso.
Hiperpolarização : É o aumento do potencial elétrico através de uma membrana.
SINAPSE
É a junção entre dois neurônios, ou seja, é a comunicação, é a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para o outro.
JUNÇÕES NEUROMUSCULAR
NEUROTRANSMISSORES
São as substancias químicas utilizadas para a comunicação entre um neurônio e outra célula.
Aceticolina: É um neurotransmissor principal dos neurônios motores que inervam o musculo esquelético e também de muitos outros neurônios parassimpáticos.
Noradrenalina: É uma amina com efeito simpático, que atua como neurotransmissor dos estímulos simpáticos produzindo como efeito fisiológico e terapêutico principal o aumento da contração do musculo miocárdico e a