Resumo de fisiologia
Fisiologia - é o estudo dos sistemas que controlam os processos da vida homeostase.
Homeostase – é o equilíbrio dinâmico do organismo, realização das funções celulares, teciduais e dos sistemas no momento certo, no local adequado, na intensidade, frequência e duração adequada. * SISTEMA MUSCULAR
Todo o movimento do corpo e órgãos internos é executado pelos músculos, formados de milhares de fibras que se contraem para produzi-los. Os músculos têm duas propriedades: elasticidade e excitabilidade.
A primeira refere-se à capacidade de aumentar em comprimento e logo voltar ao seu tamanho normal. Essa capacidade só se perde quando a pessoa morre.
A excitabilidade está relacionada com a sensibilidade dos músculos aos impulsos nervosos ou a estímulos mecânicos externos como picadas, mudanças de temperatura, passagem de corrente elétrica, etc.
Os músculos podem ser classificados em voluntários, que contraem os movimentos corporais, e os involuntários, responsáveis pelo movimento no interior do corpo.
O músculo esquelético também é chamado de músculo voluntário, (pois é ou pode ser conscientemente controlado). Estão ligados direta ou indiretamente (via tendões) aos ossos, e trabalha em pares antagônicos (enquanto um músculo do par se contrai, o outro, que causa o deslocamento oposto da articulação, relaxa), de forma a produzir os mais diversos movimentos, como as diferentes expressões faciais, o andar, postura, etc.
Os músculos lisos (também chamados de músculos involuntários), pois não se encontram sob o controle consciente, revestem as paredes de órgãos internos e executam ações como forçar a passagem do bolo alimentar pelos intestinos, contrair o útero no parto e controlar o fluxo sanguíneo para os diversos tecidos.
COMO OS MÚSCULOS FUNCIONAM?
Os músculos exercem força por se contraírem ou torná-los mais curtos. O músculo estriado (sempre estão contraídos pelo “tônus muscular”), somente se movimenta (se