Resumo sobre Curriculo Oculto Escolar
JULIETE FERREIRA DA SILVA
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO AMBIENTE ESCOLAR: O CURRÍCULO OCULTO MALTRATADO
Santo André – PB
20145559425-59690000
JULIETE FERREIRA DA SILVA
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO AMBIENTE ESCOLAR: O CURRÍCULO OCULTO MALTRATADO
Trabalho exigido em cumprimento do Componente Curricular Currículos e programas, como requisito básico para obtenção da nota avaliativa orientado pela professora Sarah Suely Silva.
Santo André – PB
2014
Referências
. Silva, Carlos Alberto Pereira. Ambiente escolar: o currículo oculto maltratado. Disponível em: <http://www.uesb.br/labtece/artigos/Ambiente%20escolar%20-%20o%20curr%C3%ADculo%20oculto%20maltratado.pdf/>. Acesso em: 10 de outubro de 2014.
Carlos Alberto Pereira Silva é Professor do Departamento de História da UESB e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Seu texto remete a análise de um peculiar cenário educacional localizado no estado da Bahia, município de Vitória da Conquista e, foi minunciosamente estudado e discutido entre os referidos alunos e professores da escola municipal de 1 grau Urbis VI, principal objeto e fonte central de raciocínio aqui detalhado. A pesquisa enfatiza e dirige-se através de uma busca intransigível a fim de averiguar aqueles fatores que não permitem um desenrolar saudável de um ambiente escolar sadio, que, estão traduzidos na ausência de um espaço adequo, recurso pedagógicos e o rígido controle e racionamento de tempo. Para mais, é importante frisar outro fator itinerante nesse desenvolver, que é a valorização do currículo oculto, onde o autor descreve como a obtenção do saber, das competências, valores e sentimentos que não se apresentam nas linhas de programas elaborados.
Deliberadamente é constatado o relatar imperdoável de uma estrutura arquitetônica deficiente para um aprimoramento e uma conciliação de aluno e ambiente, por isso momentaneamente à inserção de citações construídas em boa parte do texto, por alunos, sim, alunos