Resumo sobre computação autonomica
A Computação Autonômica utiliza conceitos de computação pervasiva, que tem como modelo principal o foco na ocultação de computadores, de forma que os serviços podem ser acessados por meio desses computadores, sem necessitar saber o modo de operação ou funcionamento dos mesmos.
A computação autonômica é como se fosse um ser humano de verdade. Por exemplo: Nosso corpo sabe que precisamos de oxigênio, respiração, pulsação e garante que isso seja feito. A Computação Autonômica também. Ela retira de si mesmo os componentes necessarios para o seu funcionamento.
Para que um sistema seja de fato autonômico ele precisa obter algumas caracteristicas básicas como:
- Conhecimento de si próprio.
- Capacidade de se configurar de acordo com as mudanças externas
- Estar sempre buscando otimizar seu trabalho
- Capacidade de se otimizar de forma que possa corrigir problemas que venham a prejudicar o seu funcionamento
- Gerar alternativas de proteção que visem a segurança do sistema
- O sistema deve ter bom coonhecimento do ambiente que o cerca, de forma que use de políticas e meios que facilitem a interação com sistemas próximos
- Entre outros...
Desta forma o sistema autonômico precisa ter como característica principal o auto-gerenciamento, e para que seja auto-gerenciavel, precisa de atributos como: Auto-configuração, Auto-otimização, Auto-cura e Auto-proteção.
Além destas, o autor afirma que: " Um sistema autonômico necessita ter um conhecimento detalhado dos seus componentes, estado atual, capacidade, limites, independência com outros sistemas e recursos disponíveis".
A arquitetura de um sistema autonômico é formada no geral por elementos