Banco de dados
São Paulo
2012
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Disciplina: Modelagem de Dados
BANCO DE DADOS
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. Banco de dados 5 1.1 Os primeiros do mercado 5 1.2 Evolução 6 1.3 Orienção a Objetos 6 1.4 Breve histórico 7 1.5 Cenário de problemas 8 1.6 Principais categorias de aplicações do banco de dados 9 2. abordagens de Banco de dados 10 2.1 Hierarquico 10 2.2 Rede 11 2.3 Relacional 12
CONCLUSÃO 14 BIBLIOGRAFIA 15
Introdução
Com o avanço tecnológico impulsionado pela informática, houve um aumento significado na quantidade de redes de computadores. Isso proporcionou um aumento na demanda de processamento de dados e originou, consequentemente, a necessidade de criação de bancos de dados com a finalidade de armazenar e recuperar informações, anotações, dados, dentre outros.
Neste trabalho, analisaremos o conceito, a história, a aplicação, as vantagens e as desvantagens dos bancos de dados.
1 Banco de Dados
Igualmente a muitas tecnologias na computação industrial, os fundamentos de bancos de dados relacionais surgiram na empresa IBM, nas décadas de 1960 e 1970, através de pesquisas de funções de automação de escritório. Foi durante um período da história na qual empresas descobriram que estava muito custoso empregar um número grande de pessoas para fazer trabalhos como armazenar e indexar (organizar) arquivos. Por este motivo, valia a pena os esforços e investimentos em pesquisar um meio mais barato e ter uma solução mecânica eficiente.
Muitas pesquisas foram conduzidas durante este período, cujos modelo hierárquicos, de rede e relacionais e outros modelos foram descobertos, bem como muita tecnologia utilizada hoje em dia.
Em 1970 um pesquisador da IBM - Ted Codd - publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais. Este artigo tratava sobre o uso de cálculo e álgebra relacional para permitir que usuários não técnicos armazenassem e recuperassem grande