Hst serviço de andares
ÍNDICE - 2 -
PRINCIPAIS CONCEITOS - 3 -
SEGURANÇA E PREVENÇÃO DE ACIDENTES - 6 -
Fontes de informação sobre as normas e disposições relativas à higiene e segurança no Trabalho - 6 -
Meios e Regras de Segurança - 8 -
Segurança na condução de equipamentos e na movimentação de materiais - 19 -
PRIMEIROS SOCORROS - 21 -
Causas de Acidentes no Trabalho - 21 -
Caixa de primeiros socorros - 24 -
Tipo de feridas - 24 -
Actuação em situações de emergência - 26 -
COMBATE A INCÊNDIOS - 31 -
Noções gerais sobre fogos - 31 -
Causas de risco de incêndio - 31 -
Tipos de Incêndio - 32 -
Sistema de Detecção - 32 -
Tipos de extintores - 33 -
Actuação em caso de incêndio - 34 -
PRINCIPAIS CONCEITOS
Higiene estuda as condições ambientais (os contaminantes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho), que podem causar alterações permanentes ou reversíveis na saúde.
Segurança estuda as condições materiais que põem em risco a integridade física dos trabalhadores. A prevenção dos acidentes de trabalho e consequentemente, a diminuição da sinistralidade laboral é o seu grande objectivo.
A Organização Mundial de Saúde define a saúde como “o estado de bem-estar físico, mental e social integral e não meramente a ausência de doença”.
O trabalho tem uma influência positiva na saúde pois favorece o desenvolvimento pessoal, mas quando se desenvolve em condições que afectam a integridade do indivíduo a sua influência passa a ser negativa.
A saúde no trabalho estuda as consequências das condições materiais e ambientais no trabalhador, efectuando a análise e acompanhamento do seu estado de saúde, através da identificação e controlo dos factores laborais que determinam a sua capacidade física e psíquica.
Chamamos condições de trabalho ao conjunto de circunstâncias que determinam a realização de uma tarefa e que podem influir na saúde das pessoas que a executam.
O risco profissional é toda e qualquer