Relatos de leitura
Já comecei essa mesma resenha outras vezes…
Mas de um modo ou de outro dava na mesma, eu não consiguia traduzir o que a leitura desse livro me causou. Confesso que essa resenha não será diferente, mas a tentativa agora é obter mais cumplices na leitura dessa obra de arte que é Cira e o Velho.
Bora lá?
Cira e o Velho. Walter Tierno.
Giz Editorial.
http://ciraeovelho.com.br/
“Cira, linda guerreira e bruxa, descende da antiga linhagem das sereias. Sobre o ombro esquerdo, carrega o feroz crânio de seu pai, Cobra Norato. No seu coração, traz o desejo de vingança contra o sertanista Domingos Jorge Velho, assassino de sua mãe.
Na colorida paisagem de um surpreendente Brasil Colônia, Cira encontra criaturas fantásticas como os reis animais, o guardião dos pés virados, os mboitatás e a irmã de seu pai, a terrível Maria Caninana. Mas a maior batalha de Cira terá como cenário o grande Quilombo dos Palmares, quando enfrentará, finalmente, o seu grande inimigo: o Velho.
Cira e o Velho, inspirado no Brasil do século XVII, é uma aventura cheia de ação, humor e surpresas, que mostra a história e o folclore brasileiros como você nunca viu!”
A Edição…
O livro já tem duas edições com capas diferentes ambas com ilustrações p&b feitas pelo proprio autor.
O livro é sobre…
A vingança de Cira contra O Velho que assassinou sua mãe (a Bruxa Guaracy) e a abandonou para morrer junto a ela.
Vinganças demais nestas terras – suspirou Diacho. p.71
Logo no início do livro conhecemos o ‘nós’ personagem, é quem nos leva pela mão em busca das histórias sobre Cira.
Uma das minhas poucas motivações para viajar é a obsessão. Não pela viagem em si, mas por informações a que eu só teria acesso se deixasse o conforto da minha casa. Tenho várias, mas minha maior obsessão sempre foi saber sobre Cira. p.9
E nossa primeira parada é a casa de Dona Nhá, personagem caricata do