Ivan petrovitch pavlov
Este trabalho refere-se à vida do fisiologista e médico russo Ivan Petrovitch Pavlov, que viveu entre 1849 e 1930 na Rússia Central. Em 1904 recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio, no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado). Foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem, principalmente porque forneceu um modelo que podia ser verificado e explorado de inúmeras maneiras, usando a metodologia da fisiologia. Pavlov inaugurava, assim, a psicologia científica, acoplando-a a neurofisiologia.
A influência de Ivan Petrovitch Pavlov é pronunciadamente sentida em muitas áreas da psicologia contemporânea. Seu trabalho sobre a aprendizagem ajudou a levar o associacionismo, de sua ênfase tradicional nas idéias subjetivas, para o estudo concentrado das secreções glandulares e movimentos musculares objetivos e quantificáveis. Em conseqüência, o trabalho de Pavlov forneceu a Watson um novo método de estudo do comportamento e uma maneira de tentar controla-lo e modifica-lo.
Suas idéias constituíram o resultado do processo de evolução do pensamento filosófico e científico da Rússia antiga. Seu pensamento foi enormemente influenciado pelos trabalhos e idéias de cientistas e pensadores progressistas de outros países da Europa, notadamente Descartes (1596-1650), Claude Bernard (1813-1878) e Charles Darwin (1809-1882). O método da escola de Pavlov é o método do reflexo condicionado e a sua doutrina é a doutrina fisiológica da atividade nervosa superior. A escola pavloviana faz a unidade dos problemas teóricos com a prática e a unidade estreita dos problemas da Fisiologia com os da Biologia, Medicina e Psicologia. 2 Ivan Petrovich Pavlov - (1849-1936)
Ivan Petrovitch