RESUMO SOBRE CAPITALISMO 2 ANO DARCY ARA JO
CAPITALISMO COMERCIAL
Período: Final do século XV ao século XVIII;
Características: Expansão marítima de Portugal e Espanha inicialmente, seguidos de Inglaterra, França e Países Baixos;
Objetivos: Reduzir a hegemonia das cidades italianas com o Oriente, que até então se dava pelo Mar Mediterrâneo;
Doutrina Mercantilista: Marcada pela acumulação de riquezas. O comércio é fundamental para o lucro, há intervenção estatal nas relações comerciais, com o intuito de promover a prosperidade dos estados e o seu poder. O estado estava centrado nas mãos de monarcas.
Consequências: Conquistas territoriais por parte dos países envolvidos na expansão marítima, escravidão, genocídio de milhões de nativos americanos e africanos, grande acumulação de capital nos países pioneiros, que mais tarde propiciaria a Revolução Industrial.
CAPITALISMO INDUSTRIAL
Origem: Revolução Industrial na Inglaterra (Século XVIII); na Bélgica, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos (Século XIX) e nos Países Emergentes (Século XX).
Revolução Industrial (Primeira): Possibilitou o aumento da capacidade de transformação da natureza por meio de máquinas hidráulicas e a vapor, tendo como consequência a produção de um grande volume de mercadorias. Com a Revolução Industrial, um número cada vez maior de pessoas e mercadorias passa a circular pelo mundo, devido à expansão dos meios de transporte, como os trens e os barcos a vapor.
Características: O comércio deixa de ser central na obtenção do lucro, este agora torna-se resultado da mais-valia.
Mais-valia: É o nome dado ao tempo de trabalho pelo qual um trabalhador assalariado (proletário) trabalha para um empregador (no caso um burguês) sem ser remunerado por essa hora de trabalho. Ex: O trabalhador de uma empresa de roupas trabalha 16h por dia produzindo, porém só recebe por 12 horas de trabalho. As 2 horas de trabalho não remuneradas consistem no lucro do empregador.
Doutrina Liberal (Liberalismo):