Sociologia Da Educa O 3 Semestre
SÃO PAULO
Nome: Rosimery Silva de Souza dos Reis
Disciplina: Sociologia da Educação
Curso: Pedagogia
Turno: Manhã
Sala: 101
Professor: Vacelon
Resumo da apostila Sociologia-Introdução a ciência da sociedade, capítulos 1 e 2 para obtenção de nota av1
Resumo: Sociologia – Introdução a ciência da sociedade O Renascimento Capitulo 1
Neste primeiro capitulo a autora destaca que o Renascimento foi considerado pelos estudiosos como um dos momentos mais importantes da historia do Ocidente, pois foi onde houve a ruptura com o mundo Medieval. A Europa Medieval estável e fechada inicia um processo de expansão comercial e marítima. E com estas transformações acontecendo tão rapidamente as pessoas começaram a buscar referencias de nacionalidade tendo uma mentalidade mais laica, se desligando do Sagrado, se preocupando mais com coisas imediatas e materiais centradas no homem e não na religião. Desenvolvendo assim uma mentalidade renovadora, repudiando o misticismo e o conservadorismo, considerado pelos historiadores como a Idade das Trevas e do Obscurantismo. Para alguns historiadores os lados positivos dessas mudanças foram o desenvolvimento do comercio, da navegação, do contato com os outros povos, crescimento urbano, aumentando também a produção artística e literária. Para outros pesquisadores, entretanto, percebem esta época um período de grande agitação politica, falta de união politica e religiosa, conflitos entre as nações, guerras intermináveis, perseguições religiosas.
Com esses conflitos acabou se desenvolvendo uma Filosofia pessimista da historia na perspectiva da proximidade do fim do mundo, sendo demonstradas ate por produções artísticas do período como: Dante Alighieri, Michelangelo Bosch.
Com a diminuição do poder da igreja, começa surgir novas doutrinas e seitas, levando o homem renascentista a redescobrir a importância da duvida e do pensamento especulativo.
O conhecimento deixa de ser uma