RESUMO SOBRE BRINQUEDOTECA
Brinquedotecas são espaços especialmente desenhados para incentivar o desenvolvimento infantil. Eles devem ser claros, arejados e coloridos, com lugares confortáveis para se brincar e ler – sejam esses espaços mesas próprios para crianças, sejam almofadas e tapetes de borracha pelo chão. E, o que é mais importante, as brinquedotecas são o cantinho mágico da imaginação, em que brinquedos e livros estão igualmente ao alcance das mãozinhas e dos olhos infantis, sempre ávidos por descobertas. È um espaço onde o brincar torna-se significativo.
A brinquedoteca é um meio essencial para a construção de aprendizagem pelas crianas, não sendo este um lugar para brincar desorganizado, de qualquer forma, um lugar para os (as ) professores (as) soltarem as crianças para terem um descansa, mais um lugar onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico, um meio de atrair esse ser tão ativo, agitado, curioso para descobrir o mundo por meio de brincadeiras orientadas com um objetivo de ensinar, de possibilitar um ensino. A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda.
A ideia principal, é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimular o desenvolvimento global das crianças; despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações; oferecer às crianças a oportunidade de experimentar os jogos antes de comprá-los; desvincular o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário ou afetivo, possibilitando à criança a aprendizagem de que não precisa possuir com exclusividade e pode usufruir partilhando com os outros; dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de