resumo sobre Aristotelis e o mito
As explicações míticas estão em outros níveis, com o tempo o homem vem sentindo uma inquietação, diante de uma insatisfação.
Então Aristóteles diz que o homem se põe a filosofar por causa do thauma=espanto. Há uma passagem do mito para a filosofia.
O homem abandona o mito e começa a ficar perplexo admirando-se. Os primeiros homens começam a indagar sobre a regularidade da natureza. O homem começa a perceber que existe o sol, o vento, a agua. Percebe que existe tempo para plantar, para colher...
O homem começa a questionar tudo isso e começa a filosofar abandonando o “mito” a ingenuidade.
Nascem assim os pré Socráticos, são filósofos , cosmologos, físicos, cientistas...
Um dos grandes primeiros filósofos foi Thales de mileto, que estudava a phisis (natureza): agua, ar, vento.A grande preocupação desses filósofos era a natureza.
Há uma passagem da cosmogonia (mito), para uma cosmologia (filosofia). Deixa de ser cosmológica, para ser antropológica (pautada na figura do homem), nesse meio está os sofistas, Sócrates e Platão.
Sofistas, foram os primeiros professores. Se diziam detentores da sabedoria. Tinham uma boa oratória. Só se preocupavam em vencer debates. Cobravam por suas aulas. “Sofista” , vem de sofisticado.
Sócrates utilizava um método, um elento(procedimento). Ele utilizava a Maiêutica, ou seja ele contradizia as respostas dadas pelos indivíduos sobre assuntos que eles acreditavam dominar.
A aula de hoje foi sobre Platão, mas esse não era seu nome, era um apelido que significava “ombros largo”. Seu verdadeiro nome era “Aristocles”.
Ele era ateniense de família nobre. Foi discípulo de Sócrates durante 8 a 10 anos. Trabalhava com a episteme (conhecimento), e foi além de seu mestre, fazendo a pergunta: “como o homem