Resumo sobre antigona
Antígona, ao saber que seus irmãos morreram batalhando e que seu irmão Etéocles iria ser enterrado e o Polinices não teria o mesmo direito, ela revoltou-se e foi até sua irmã Ismênia para fazer o sepultamento de qualquer forma. Sendo que, Ismênia não concordava com a atitude de sua irmã, pois tinha sido determinação do rei Creonte, que não tivesse os direitos fúnebres do sepultamento.
Ao sair do exílio, Polinices luta contra o exercito de Creonte, e acaba morrendo em campos de batalha. E quem fizesse o sepultamento dele seria castigado pelo Rei.
Antígona decidiu fazer o sepultamento mesmo depois de sua irmã negar ajuda, pois pra ela, só assim ele iria descansar em paz.
O guarda acha muito estranho aquele morro de areia e vai até ele verificá-lo, chegando lá ele percebe que tinham enterrado Polinice. Então ele vai até o Rei e da à notícia. Creonte muito bravo, diz ao guarda que se ele não achasse quem tivesse enterrado Polinices, ele seria o culpado.
No dia seguinte, Antígona vê que desenterraram seu irmão e começa a lamentar-se aos prantos de choro. Ao perceber o choro o guarda aproxima-se e leva ela até o reinado de Creonte.
Creonte ao perguntar se foi ela que enterrou Polinice, ela diz que sim e que também sabia que ele tinha dado determinação que não enterrasse, mas como era seu irmão, ele só iria descansar em paz depois que fosse enterrado.
Ismênia, depois de negar ajuda á sua irmã, confessa ao rei que teve também participação no sepultamento de seu irmão.
Creonte muito irritado manda os guardas levá-las para o palácio onde seriam amarradas e não aproveitasse mais sua