Resumo sobre algumas ervas
- Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, faz baixar a pressão arterial.
- Ela possui excelentes propriedades nutritivas e medicinais. Para termos uma idéia, a cada 100g comestíveis, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. Além disso, a alcachofra também tem tanino, um eficiente antidiarréico, e apresenta como princípios ativos a cinarina e o ácido caféico que estimulam a formação da bili hepática, regularizam a formação de sais biliares e o colesterol. Por ter poucas calorias, ela é recomendada nos regimes para emagrecer.
- São usados contra icterícia, cujos sintomas desaparecem rapidamente. As folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue e são usadas como adjuvantes no tratamento de diabetes. Possui efeito antiesclerótico, ou seja, é um bom combatente do endurecimento das artérias e servem também servem para fabricar bebidas amargas. Temos apenas que ter cuidado com pessoas alérgicas à alcachofra ou quando há obstrução do canal biliar.
Contraindicações: Não deve ser administrada durante a amamentação, no último período, em particular princípios amargos afetaria o leite materno como o gosto desagradável e pode causar rejeição no peito, o bebê ou até mesmo distúrbios digestivos no infantil.
- Não deve ser usada em casos de fermentação intestinal.
- Pacientes com obstrução do ducto biliar, pois pode provocar cólica biliar.
- a possibilidade de reações alérgicas em pessoas sensíveis aos seus componentes.
- A Alcachofra, apesar de todo as suas propriedades, não é aconselhada a gestantes e fim de tempo e a lactantes, é aliás contra-indicado para mulheres que estejam a amamentar ou em vias de, pois entre os seus compostos químicos encontram-se a cinaropicrina e a cinarase que promovem a coagulação do leite e em consequência a diminuição de produção.