PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO USANDO PESQUISA, SABERES DA EXPERIÊNCIA E A INTERDISCIPLINARIDADE
Alexsandro Dos Santos Lima
INTRODUÇÃO
Esse trabalho busca nas origens da descoberta, estimular o interesse pela pesquisa cientifica baseada em dados práticos e estatísticos e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Instigando e provocando os alunos a produzirem seu próprio conhecimento através da experiência, usando como base, teorias de processo, de interdisciplinaridade e pesquisa. Estabelecendo conexões com os saberes adquiridos e os saberes descobertos, procura-se proporcionar uma situação de produção de conhecimento duradouro, permanente, consistente e de qualidade.
Nos dias de hoje, a informação encontra-se pronta e m diversos veículos como a mídia e na internet. Fato esse, que prejudica muito o “processo de aprendizagem” defendida pela pedagogia contemporânea. A informação pronta, além de não produzir conhecimento, causa a diminuição da atitude crítica do estudante, formando um cidadão insatisfatório a exigência de uma sociedade em evolução. Pensando-se em maneiras alternativas que mudem esse panorama de decadência na educação, foi criada uma ideia baseada na experimentação, onde o estudante possa produzir seu próprio conhecimento, descobrindo, inventando e resolvendo situações em seu cotidiano através de uma sala temática. Esse trabalho propõe começar com dois conteúdos programáticos da física, as medidas e a introdução a cinemática com o movimento retilíneo uniforme. A interdisciplinaridade foi trabalhada com as disciplinas de educação artística e história . O objetivo de todo o trabalho, foi fornecer uma situação que possibilitasse a produção de conhecimento, através das conexões de saberes nas atividades vividas pelos estudantes. (FAZENDA, SEVERINO, 2001, p,85)
METODOLOGIA E APLICAÇÃO O planejamento foi pensado para se trabalhar o conteúdo programático de física, no caso UNIDADES DE MEDIDA, com mais duas disciplinas, de uma forma flexível