Resumo: Significado da administração
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2000.
1- Administração: Conceitos e Importância
O estudo da administração enquanto ciência é pautado na existência de organizações, visto que estas têm como premissa um processo no qual recursos são utilizados a fim de se alcançar uma meta, o processo administrativo.
O processo administrativo é, portanto, constituído dos seguintes elementos: (a) decisões, (b) recursos, (c) objetivos, (d) pessoas e (e) administradores. (a) Decisões são tomadas de escolha e divididas em: planejamento, organização, direção e controle; (b) recursos classificam-se como: pessoas, dinheiro, local, informação e instalações; (c) objetivos são os resultados esperados e sua completude é entendida como eficácia. Algo fundamental neste aspecto ainda é a eficiência, ou seja, a relação do percentual de recurso empregado na realização do projeto; (d) pessoas, principais agentes do processo e que efetuam as tomadas de decisões, que podem ocupar cargos diferentes; e (e) administradores são pessoas que tomam decisões.
Tendo em vista a importância que as organizações têm alcançado na sociedade atual, o estudo de suas relações internas, ou seja, a administração vem, consequentemente, ganhando maior ênfase, e concomitantemente ao fato de que a qualidade da administração afeta de positiva ou negativamente o produto das organizações.
2- Teoria Administrativa
Teoria da administração é um conjunto de experiência e praticas, dividida em dois tipos de conhecimentos: descritivo (propõem explicações) e prescritivo (propõem soluções ou recomendações).
3- Formação do Conhecimento Administrativo
O conhecimento administrativo é formado partir de experiências práticas e métodos científicos. As experiências práticas refletem e registram conhecimentos empíricos ao passo que os métodos científicos produzem conhecimento a partir de modelos acadêmicos, sendo cinco