Resumo - Significado da Administração
Capítulo 1 – Significado da Administração
Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo. O desempenho das organizações é importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Para atender a todas essas expectativas, as organizações precisam ser bem administradas. É a administração que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.
As organizações transformam recursos em produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos:
Eficácia: é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos.
Eficiência: é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos.
O papel da administração é assegurar a eficiência e a eficácia das organizações.
A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização dos recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
A sociedade moderna é uma sociedade organizacional. Há poucos aspectos da vida contemporânea que não sejam influenciados por alguma espécie de organização. Organizações bem administradas são importantes devido à influência sobre a qualidade de vida da sociedade. Por isso, administradores competentes são recursos sociais importantes.
As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. A teoria geral da administração é o conjunto dessas teorias, que são designadas por meio de diferentes termos, explicados a seguir:
Teorias: São explicações, interpretações