Resumo Revolução Russa
Em 1905 após perde a guerra a Russia entra em crise, os camponeses insatisfeitos vão as ruas para reivindicar seus direitos. Eles organizaram uma marcha até o Palácio do Inverno, e la aconteceu um grande conflito onde varias pessoas foram baleadas e mortas, e ai veio o então evento conhecido como Domingo Sangrento.
Em fevereiro de 1917 Czar Nicolau II junto com os mencheviques tomam o poder, e ficam como líder da Russia, ganhando a votação dos bolcheviques. Mas em outubro de 1917 os bolcheviques junto ao seu líder Lenin (que eram a maioria) tomam o poder que era até então estava na mão dos mencheviques.
Com alguns acertos, os bolcheviques criam uma nova política economica (NPE), e assim acaba a revolução.
Domingo Sangrento (em russo: Крова́вое воскресе́нье) foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro (de acordo com o antigo calendário, 9 de janeiro) de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes pacíficos marcharam até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar Nicolau II e foram baleados pela Guarda Imperial. A marcha foi organizada pelo padre George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov da Okhrana, a polícia secreta czarista, para destruir organizações de trabalhadores.
Índice [esconder]
1 Prelúdio
2 Massacre
3 Referências
4 Ligações externas
Prelúdio[editar | editar código-fonte]
No mês de dezembro anterior, uma greve aconteceu na fábrica Putilov. Simpatizantes em outras partes da cidade aumentaram o número de grevistas para cerca de 80 mil. Em 8 de janeiro, a cidade não tinha eletricidade ou jornais. Todas as áreas públicas foram declaradas fechadas. George Gapon, um padre ortodoxo russo que se interessava pelas condições vividas pelas classes trabalhadoras e inferiores, organizou uma procissão pacífica de trabalhadores ao Palácio de Inverno para entregar uma petição ao czar. A petição, escrita