RESUMO REGIONALIZA O LIVRO
Formação territorial e organização do espaço brasileiro.
O Brasil assim como outros países do mundo sofreu modificações no seu território com o passar dos anos, seus limites foram modificados pela sociedade no decorrer do tempo. O território brasileiro teve seu início de formação no século XVI, com os portugueses, que ocuparam uma parte da América com o chamado Tratado de Tordesilhas, pois nesta época o território brasileiro era habitado por centenas de índios, ou seja, com a chegada dos portugueses ocorreram varias mudanças no território, com a expansão e novas atividades econômicas, surgimento de cidades em pontos diversos do litoral e interior, daí a ocupação das terras portuguesas que passou a se chamar Brasil foi se concentrando.
A ocupação do território brasileiro restringia-se basicamente no litoral, onde se desenvolveu a exploração do pau-brasil, madeira que existia em grande quantidade nesta região e muito valorizada no mercado europeu. Contudo, o povoamento do território iniciou com a introdução de lavouras de cana-de-açúcar e de engenhos, desta forma iniciou as primeiras cidades e vilas.
As divisões Regionais
O processo de divisão, ou seja, uma regionalização de um determinado território depende de vários critérios, como a distribuição de renda, atividades econômicas mais frequentes na região, a vegetação natural, o solo, o clima, entre outros aspectos.
A regionalização do sertão está voltada para o seu clima seco, solo infértil, além desses aspectos naturais existem os de origem cultural econômico, o que diferencia de outras regiões do Brasil.
Desta forma, os elementos naturais os fatores econômicos, sociais e históricos podem ser utilizados como critérios para estabelecer uma proposta de regionalização.
O processo de urbanização brasileiro.
O processo urbano do Brasil iniciou no século XVI, ao longo do litoral, onde os