Aula Para Os Alunos Do Ensino M Dio Sobre A Hist Ria E Cultura Afro
Série: 5ª
Tempo de aula: Entre 15 e 20 minutos
Objetivos:
Nosso principal objetivo é a valorização do papel dos negros e indígenas para a contribuição desses povos e de seus descendentes perante a sociedade.
Para haver o cumprimento da legislação, o Conselho Nacional de Educação aprovou em 2004 e o Ministério da Educação (MEC) homologou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para educação das relações étnico-raciais .
Referente aos temas afro-brasileiros e africanos as DCN's mencionam que: se desenvolveram na rotina das escolas, nas modalidades e níveis de ensino, como conteúdo de disciplinas, na Educação Artística, Literatura e História do Brasil, sem prejuízo das demais, em atividades curriculares ou não, trabalhos em salas de aula, nos laboratórios de informática, na utilização de sala de leitura, biblioteca, quadra de esportes e outros espaços escolares, conforme fundamenta o parágrafo 2º da lei 11.645.
A inclusão dos temas no currículo é muito positiva, sobretudo quando se pensa no público que frequenta as escolas públicas, formado por muitas crianças negras e indígenas, e trazer para as crianças uma discussão sobre a história e cultura afro-brasileiras é fundamental para que elas percebam que não é só o vencedor que faz a história, que todo o povo tem sua história e que é preciso conhecê-la para entender o presente e pensar o futuro.
Os estudantes devem ser incentivados a investigar como a cultura negra norte-americana influenciou a brasileira. Dessa maneira, os alunos estudaram o Hip-hop, o Charme e como esses ritmos dialogam com a música e dança brasileira.
A coordenação afirmou ainda que acredita que com o novo modelo de gestão da educação indígena no país, implementado recentemente, com o decreto 6861/2009, haverá mais equidade na efetivação da lei. O decreto institui territórios etnoeducacionais, o que significa