Resumo Redacional
RESUMO SOBRE OS TÓPICOS DA “REDAÇÃO OFICIAL”
Jocinayra Oliveira dos Santos
Prof.: Rosilene
Outubro – 2013
Pacajus – Ce
INTRODUÇÃO
Em 1972, O Ministério da Educação e Cultura publicou a obra Normas sobre correspodência, comunicação e atos oficiais, de Cauby Souza, na tentaiva de padronizar o uso de textos oficiais no Brasil. Em 11 de janeiro de 1991, surgiu, assim, a primeira edição do Manual de Redaçãoda Presidência da República. O objetivo era permitir a adequada reflexão sobre os textos produzidos no Executivo com clara preocupação sobre a qualidade a qualidade do texto em si. Grande parte do Manual aborda questões gramaticais, estilísticas eerros que devem ser evitados
ASPECTOS GERAIS
A Redação Oficial é a adequação da linguagem escrita entre diferentes setores do governoe entre o governo e a sociedade, representadas de divesas formas.
CONCEITO DE REDAÇÃO OFICIAL
Em suma, a Redação oficial é a maneira pela qual o poder Público redige seus documentos.
QUALIDADES DO TEXTO OFICIAL
Considera-se qualidade de um texto tudo aquilo que facilita a comunicação entre emissor e receptor. Ter competência textual é evitar os ruídos e valorizar as qualidades de um texto. Deve-se assim aprimorar as qualidades de um bom textono serviço público, para que a mensagem seja impessoal, formal, padronizada, concisa, clara, coerente, coesa, e corretamente redigida.
IMPESSOALIDADE
Quem se comunica, por meio do texto oficial, é o seviço público e o assunto transcrito é de interesse do órgão. Sendo assim, o tratamento adequado é impessoalidade. Condena-se, portanto, qualquer marca pessoal e subjetiva em textos oficiais.
FORMALIDADE
Ao escrever um documento, exige-se que ele seja formulado com cortesia e elegância no uso de palavras e na forma de abordar o assunto. Formalidade é apenas usar palavra s adequados e se expressar com conteúdo respeitoso ao leitor.
PADRONIZAÇÃO
Recomenda-se que a