Metodologia científica
Livro Consultado: Fundamentos de Metodologia Científica (Barros & Lehfeld)
O trabalho científico: Estruturação
Na construção de um trabalho científico, é necessário planejá-lo e ordená-lo com base em uma estrutura lógica de pensamento e/ ou de apresentação. Grosso modo, todo trabalho científico deve ter começo, meio e fim, formando um todo coerente, evolutivo e conclusivo.
Assim, monografias, papers, artigos e relatórios de pesquisa devem seguir as formalidades que a própria metodologia científica estabelece como orientações básicas, que contribuirão para a boa elaboração e clareza do relato científico.
Apresentação da estrutura e elaboração de trabalhos e monografias científicas
Os trabalhos científicos contam, basicamente, com a seguinte estrutura: 1. Introdução; 2. Desenvolvimento; 3. Conclusão.
Introdução
A introdução é a parte inicial de um trabalho científico e tem por finalidade a formulação simples e clara do tema da pesquisa e a apresentação reduzida do status quaestionis (o estado da questão, tudo aquilo que já foi escrito sobre o tema).
Desenvolvimento
Essa parte do trabalho científico precisa apresentar objetividade, clareza e precisão. Deve ser exposta e provada, tem por objetivo explicar, discutir e demonstrar. É dividido em capítulos, sendo que cada capítulo tratará de um subtema derivado do tema geral proposto.
Conclusão
Essa fase não é um simples resumo final, mas é fundamentalmente a afirmação sintética da ideia central do trabalho e dos detalhes apresentados no texto. Por isso deve conter comentários e consequências próprias da pesquisa, bem como aberturas novas.
Elaborado o relatório, o aluno vai dispor esse conteúdo em uma expressão gráfica, que deve cumprir as exigências próprias da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Apresentação da estrutura redacional do trabalho científico
A estrutura redacional de um trabalho científico, seja em