Atps
A negociação é muito relativa a situações que haverá a necessidade de improvisar e alguns padrões a serem seguidos para uma melhor segurança em sua negociação, pois “o negociador sem argumento deixa de ser um negociador”.
Para iniciar qualquer negociação é necessário ter argumento e conhecimento no assunto, e para isso é fundamental estudar seu oponente e ter planejamento, procure informações sobre o outro negociador, estabeleça metas valorizando seus conhecimentos e habilidades, chegando a um valor justo, tenha sempre uma plano “B” ou uma segunda opção, e seja firme em sua primeira proposta e só aceite uma contra proposta se sentir que tenha algo que te chame atenção, não foque somente em ganho de dinheiro e sim analise os benefícios e tente envolve-los em sua negociação.
Para Wanderley (1998) “entender os comportamentos para poder negociar conforme o estilo do outro negociador faz uma boa diferença”
Wanderley entende que se você conhece suas técnicas, capacidades, e tem inteligência para respeitar, estudar e conhecer as técnicas do outro, pode trabalhar nas forças e fraquezas de seu oponente garantindo uma maior margem de êxito em uma negociação.
Já Marcondes (1993) adverte que cada estilo deve ser usado na dosagem adequada, pois qualquer um deles pode prejudicar a negociação, quando o negociador peca pela carência ou pelo excesso. Desse modo: • Afirmação demais se torna imposição; e de menos, indefinição.
• Persuasão demais se torna rigidez; e de menos, inconsistência.
• Ligação demais se torna altruísmo; e de menos, egoísmo.
• Atração demais se torna sedução; e de menos, frieza.
Marcondes já explica bem que não importa qual a técnica a ser usada deve ter algumas ponderações nada demais e nem de menos e sim o real, então em uma negociação salarial pesquise valores, termos, técnicas diferentes para criar a sua forma de negociar, com os princípios básicos de toda boa negociação que leva como base ganhos aos