Resumo RCNEI - musica
VÍVIAN MARIA BARBOSA NOGUEIRA
A música tem que ser desenvolvida e organizada para que cada criança tenha capacidade de se desenvolver gradualmente.
Onde para as crianças de 0 a 3 anos tem como objetivo de que ela seja ouvida, percebida e diferenciada aos diversos sons ocorrendo através de brincadeiras imitações e reproduções musicais.
E já para as crianças de 4 a 6 anos os objetivos estabelecidos para a faixa etária anterior deverão ser ampliadas e aprofundadas para que elas possam ter capacidade de explorar e identificar elementos musicais , percebendo, expressando sensações pensamentos e sentimentos utilizando interpretações e composições musicais.
Os conteúdos à serem trabalhados na educação infantil deverão respeitar o nível de desenvolvimento e percepção em cada fase da criança e diferenças socioculturais. De acordo com Joly (2003): A criança, por meio da brincadeira, relaciona-se com o mundo que descobre a cada dia e é dessa forma que faz música: brincando. Sempre receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais sonoros, inventa melodias e ouve com prazer a música de diferentes povos e lugares. (p. 116).
Em crianças de 0 a 3 anos ocorre através de atividades lúdicas, nas explorações expressando e produzindo sons e silêncios com a voz e uma diversidade de materiais, também através de interpretação de canções e musicas diversas juntamente com jogos e brincadeiras rítmicas e cantadas.
De 4 a 6 ampliando esses trabalhos desenvolvidos incluindo a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical como por exemplo alturas (graves e agudos), duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (características que distingue cada som). Com trabalho de jogos e brincadeiras envolvendo dança, improvisação musical e repertório de músicas e canções a fim de desenvolver memória musical.
As orientações didáticas para o trabalho com crianças de 0 a 3 anos deve-se