Afetividade
Anais do V Encontro de Acadêmicos de Pedagogia e Educadores
08 a 11 de outubro de 2012
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Edna Aparecida Pereira1
Vanessa Rodrigues Ferreira2
RESUMO
A música na Educação Infantil vem atendendo a objetivos alheios a questões próprias dessa linguagem que propicia a criança o desenvolvimento afetivo, estético, cognitivo, além de aguçar o raciocínio e aprendizagem. Compreender a importância da linguagem musical é refletir sobre nossa prática pedagógica, por que utilizar a música simplesmente como apoio pedagógico quando posso enriquecer minhas aulas estudando essa linguagem que tanto influência a vida da criança?
PALAVRAS – CHAVE: Música, Educação Infantil, Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
A descoberta do sentimento de Infância e da Educação Infantil está interligada, pois a Educação Infantil só começou a ser formulada a partir das mudanças nas concepções de infância.
A música também está ligada a Educação Infantil por sua capacidade de propiciar o desenvolvimento psíquico, intelectual e social da criança. O objetivo desse estudo é repensar as concepções de música enraizada no decorrer dos anos, respeitandoa como sendo de grande importância para a formação da criança. Vários estudiosos tem se preocupado com o ensino da linguagem musical. Autores como: Gardner (1995),
Brito(2003), Meyer (2003), Craidy (2001), Gohn (2003), dentre outros, além dos conjunto de leis e documentos oficiais, na dimensão relativa à educação, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (LDBEN); o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), a Lei 11.769 (Lei da obrigatoriedade da música na Educação Básica) analisaram a influência e importância da música na educação, particularmente na Educação Infantil.
1
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, UEG – Unidade Universitária Itaberaí