resumo quimica
Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons.
Elétrons – Os elétrons são partículas de massa muito pequena dotados de carga elétrica negativa. Movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.
Prótons – Os prótons são partículas que formam o núcleo atômico. Possuem carga positiva e assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.
Nêutrons – Os nêutrons também formam o núcleo atômico. E, como possuem massa bastante parecida, perfazem 99,9% de toda a massa do átomo. Possuem carga elétrica nula e são dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe.
Modelos Atômicos
Modelo de Dalton (bola de bilhar)
Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.
Modelo de Thomson (pudim de passas)
De acordo com este novo modelo, o átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva incrustada com elétrons. Tornando-se assim eletricamente neutro.
Modelo de Rutherford-Bohr (sistema planetário)
Rutherford ao bombardear partículas alfa sobre uma lâmina de ouro percebeu que a maioria atravessava a lâmina. Enquanto que uma menor parte sofria pequeno desvio, e uma parte ínfima sofria grande desvio contrário à trajetória. A partir desse experimento, foi possível perceber que os átomos não eram maciços como se pensava, mas dotados de grande espaço vazio. Assim como, que eram constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente. Essa nuvem eletrônica era composta por elétrons que giravam em órbitas elípticas ao redor do núcleo (assim como os planetas ao redor do sol).
Dois anos após Rutherford ter exposto o seu modelo atômico, Niels Bohr o