RESUMO PSICOLOGIA DO ESPORTE
Campo emergente no Brasil. Campo de Atuação desse profissional: Pesquisa, Ensino e Intervenção.
O papel desse profissional: Pesquisador, Professor e Consultor.
Pesquisador: Pós-graduação na área de educação Física.
Professor: Na área da graduação, trabalhando com os conceitos básicos dessa disciplina
Consultor: Profissional que atua diretamente na área clínica com os atletas individualmente ou em grupo ( por exemplo, Brandão a psicóloga que acompanhou a seleção brasileira).
A psicologia do esporte no curso de educação física, já faz parte da grade curricular há mais de vinte anos. (RUBIO, 2000). A partir de 1998 os cursos de psicologia oferecem como disciplina optativa.
A psicologia do Esporte dispõe de um CORPO TEÓRIO AMPLO, alguns exemplos abaixo:
Psicologia Experimental - incluem a Psicologia da Aprendizagem, a da Memória e a da Motivação.
Psicologia do Desenvolvimento- responsável por estruturar o entendimento do desenvolvimento esportivo do indivíduo desde criança até a fase adulta.
Psicologia Analítica- estudo da personalidade centrada nos estudos das diferenças individuais (Tipologia Junguiana). Tipos introvertidos e extrovertidos
A Psicologia Social- voltada às relações interpessoais da equipe esportiva e ao desenvolvimento da coesão do grupo (Enrique Pichon Rivière- Técnica de grupos operativos)
A Psicologia Clínica- focaliza os problemas de desajustamento psicológico do atleta e suas modificações (PSICANÁLISE)
A terapia centrada no cliente de Carl Rogers é uma das formas de aconselhamento psicológico aplicada no âmbito esportivo.
Discorrer de psicologia do esporte é compreender que existe uma gama de conhecimentos, como: antropologia, sociologia, motricidade, entre outros. Portanto, a Psicologia do Esporte é uma área em construção que soma conhecimento de duas grandes áreas: Psicologia e Esporte. E tanto uma como a outra não apresentam concordância em seus pontos de vista, e