RESUMO PROCESSADOR
O processador central ou UCP é o componente vital do sistema de computação, na realidade, a UCP é responsável pela realização de qualquer operação realizada por um computador isso quer dizer que a UCP comanda não somente as ações afetadas internamente, como também, em decorrência da interpretação de uma determinada instrução, ela emite os Sinais de controle para os demais componentes do computador agirem e realizarem alguma tarefa.
Um processador tem por propósito, realizar operações com os dados(chamados de processamento) normalmente numéricos. Para realizar essas operações, o processador necessita, em primeiro lugar, interpretar que tipo de operação é a que ele irá executar(pode ser a soma de dois números, pode ser a subtração de dois valores e assim por diante). Em seguida, antes da realização propriamente dita da operação é necessário que os dados estejam armazenados no dispositivo que irá executar a operação.
Portanto, a UCP não somente realiza o processamento (executa a operação com os dados), como também controla todo o funcionamento do sistema (busca a descrição da operação a ser realizada- chamada instrução; interpreta que tipo de operação deverá ser realizado; localiza e busca os dados que serão processados e assim por diante).
Todo processador é constituído de modo a ser capaz de realizar algumas operações, denominadas primitivas, tais como: Somar, subtrair, mover um dado de um local de armazenamento para outro, transferir um valor (dado) para um dispositivo de saída, etc. Essas operações e a localização dos dados que elas manipulam tem que estar representadas na única forma inelegível pelo sistema, que é uma sequência de sinais elétricos cuja intensidade corresponde a 0s e 1s(uma sequência de bits).
A sequência de 0s a 1s que formaliza uma determina operação a ser realizada pelo processador denomina-se instrução de máquina.
Uma instrução de máquina é a identificação formal do tipo de operação a ser realizada (portanto, cada