Topografia
CONCEITOS BÁSICOS
2
1. INTRODUÇÃO
Topografia – Originário do Grego Topos (lugar) + Graphen (Descrever)
O que significa: descrição exata e minuciosa de um lugar.
Definições Básicas:
Ciência aplicada com o objetivo de representar em uma planta ou carta, uma limitada porção da superfície terrestre, com acidentes naturais e artificiais, com expressão do relevo, isto tudo sem levar em consideração a curvatura da terra.
Finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda à
Topografia, a locação, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia.
(DOMINGUES, 1979).
Importância: ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979). Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
Diferença e Semelhanças entre Geodésia e Topografia:
Ambas utilizam os mesmos instrumentos
Utilizam praticamente dos mesmos métodos para p/ mapeamento da superfície
Topografia trabalha com pequenas áreas (sem considerar a curvatura da Terra) –
Geodésia mais abrangente (considera a curvatura da terra)
* Restringindo a área para se medir sua distância pode-se considerar tal espaço (mesmo sendo a Terra achatada nos pólos) como sendo plano.
Segundo o Geógrafo W.