Resumo - princípio da física quântica aplicada à administração
DISCIPLINA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
PROFESSOR: NÓBREGA
ALUNO: JAIRO FERMON RIBEIRO FILHO
PRINCÍPIO DA FÍSICA QUÂNTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
O universo quântico é um mundo de sistemas processados e não de coisas isoladas; de relações criativas e não de estruturas rígidas; de flexibilidade e procura do significado e não de força ou poder. Portanto, rigidez de estruturas, controles, hierarquias e autoritarismos não combinam com a empresa quântica. E ela pode ser quântica na medida em que for o oposto das proposições de Taylor e Fayol. Caso contrário, ela não conseguirá ser competitiva e acompanhar a dinâmica da evolução; da complexidade e da relatividade. O papel do dirigente quântico é o de remover obstáculos; fazer as pessoas se engajarem no processo de criação de sua própria realidade, que é a realidade da empresa, além de estabelecer mecanismos de participação em todos os níveis da estrutura organizacional.
A partir de relacionamentos não autoritários as pessoas ficam mais propensas a buscar harmonia, a ouvir e a discutir. Os processos grupais de discussão livre, sem barreiras, censuras ou críticas sempre fazem emergir algo de novo e produtivo. O conhecimento passa a ser matéria prima para tudo, inclusive para que se produza mais conhecimento. A partir daí, portanto, a empresa fica mais inteligente e com capacidade de agir diante da informação, sem esperar as "ordens de cima".
Uma "administração quântica" prega uma maior distribuição de poder de decisão e técnicas de motivação para aumentar a felicidade dos trabalhadores, talvez para motivar as pessoas, fazê-las trabalhar melhor em equipe.
DANAH ZOHAR, citada por INACIO (2008), descreve o caminho evidente para que se busque uma organização baseada nessas metáforas quânticas. A primeira capacidade é ver realmente o outro, a empresa, o cliente, a vida, a família. Em seguida ter a capacidade de pensar e analisar com fatos reais e, posteriormente, idealizar, dramatizar e dar um