Novas Abordagens Da Administração
NOVAS ABORDAGENS
DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução
O trabalho a seguir pretende mostrar a influência de alguns grandes nomes de destaque na administração como Charles Darwin, Max Planck, Isaac Newton, Albert Einstein, Edward Lorenz e Ilya Prigogine que criaram respectivamente algumas teorias como: O darwinismo organizacional, A Teoria dos Quanta, A Teoria da Relatividade, Teoria do Caos e a Teoria da Complexidade.
Todas essas teorias tem efeitos até nos dias de hoje principalmente nas organizações, onde as teorias são demasiado usadas.
Novas Abordagens da Administração
A teoria administrativa está atravessando um período de abundante e profunda revisão e crítica. Desde os tempos da teoria estruturalista não se via grande onda de revisionismo. O mundo mudou e a teoria administrativa está mudando. Mas, para onde? Que caminhos? Algumas dicas podem ser oferecidas pelo que está acontecendo com a ciência moderna que também está passando por uma forte revisão em seus conceitos. Afinal, a teoria administrativa não fica intacta ou distante desse movimento de crítica renovação.
Na verdade, a teoria administrativa passou por três períodos em sua trajetória:
1. O período cartesiano e newtoniano da Administração. Foi o inicio das bases teóricas da Administração. Taylor e Fayol foram os primordiais nas teorias administrativas, criaram a Administração Científica, Teoria Clássica e a Neoclássica. Isaac Newton com a física tradicional e René Descartes com a metodologia científica foram de grande influência. Esse período se iniciou no começo do século XX até a década de 1960, e nele os pensamentos lógicos e lineares predominaram na teoria administrativa. Foi um período calmo e de relativa permanência no mundo das organizações.
2. O período sistêmico da Administração. Esse período ocorreu com a influência da Teoria de Sistemas que foi substituindo o reducionismo, o mecanismo e o pensamento analítico foram