Novas abordagens da administração
Organização de Sistemas e Métodos
Evolução de O&M:
As alterações ocorridas na área de O&M. Até a década de 80, era comum encontrar nas grandes e médias empresas um quadro próprio de profissionais de O&M. Eram os especialistas em diagnosticar problemas, propor e implantar medidas corretivas ou melhorias em praticamente todas as áreas de uma empresa.
Entretanto, atualmente, a função de O&M, da forma como era conhecida até os anos 80, praticamente não existe mais. Era uma função tão necessária e influente, que é matéria obrigatória no currículo de
Administração, por que não é mais encontrada nas organizações?
No Brasil, em especial, os motivos foram: a abertura de mercado e suas conseqüências: Downsizing,
Qualidade Total, Reestruturação Organizacional, Reengenharia, Competitividade / Redução de Custos,
Velocidade de Mudança. Com isso a O&M, na sua forma de especialização tradicional, não se adaptou.
Atividade Fim e Meio
Atividade fim é a atividade principal, que sustenta a existência da empresa, sem a qual a empresa não existiria. Podemos pegar como exemplo uma montadora de veículos. Qual a atividade principal dela? Qual a atividade que justifica a sua existência ? Com certeza é a produção de carros; então essa é a atividade fim. E um supermercado, qual a atividade fim dele? A atividade coração dele? São as vendas.
Atividade meio são as atividades que apóiam a atividade fim de uma empresa. Numa montadora de veículos a atividade fim dela é a produção de veículos e a atividade meio são as vendas, a contabilidade e todas as atividades necessárias para executar a atividade fim.
Processos
Processo é um conjunto de atividades que tem por objetivo transformar insumos/entradas adicionando-lhes valor por meio de procedimentos, em bens ou serviços (saída) que serão entregues aos clientes do processo.
Tipos de processos:
Primário: ligados à produção e à atividade fim da empresa (atividades executas na atividade