Resumo-Principais caracteristicas da burocracia
Disciplina: Gestão Aplicada no Setor Público
Resumo
Principais características da Burocracia
Segundo Chiavenato (2002:1), Max Weber analisando as grandes organizações de sua época, publicou um livro, no início do século XX, chamando-as de burocracia e passou a considerar o Século XX como o século das burocracias. As chamadas burocracias surgiram da necessidade de uma nova forma de organização econômica, motivada pelo surgimento do capitalismo.
A partir da Revolução Industrial o mundo do trabalho se expandiu e com ele a exploração do trabalhador. No período vitoriano, condições desumanas e injustas foram o estopim de muitas revoltas e movimentos dos trabalhadores por melhorias das condições de trabalho e tratamento justo e imparcial. O modelo burocrático de organização surgiu pressionado por estas reivindicações e pela necessidade de um processo produtivo mais eficiente e ordeiro. “Na verdade, a burocracia foi uma invenção social aperfeiçoada no decorrer da Revolução Industrial, embora tenha suas raízes na Antiguidade histórica, com a finalidade de organizar detalhadamente e de dirigir rigidamente as atividades das empresas com a maior eficiência possível”. (Chiavenatto,2002, parte 6, p.1)
A administração burocrática clássica, baseada nos princípios da administração do exército prussiano, foi implantada nos principais países europeus no final do século XIX; nos Estados Unidos, no começo do século XX; no Brasil, em 1936, no governo de Getúlio Vargas. É a burocracia que Max Weber descreveu, baseada no princípio do mérito profissional.
A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, na qual o patrimônio público e o privado eram mesclados. A administração patrimonialista revelou-se incompatível com o capitalismo industrial e as democracias parlamentares, surgidas no século XIX. Para o capitalismo a clara separação entre o Estado e o mercado era vital. A administração